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Voz sobre IP, também chamado VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a internet ou qualquer outra rede de computadores, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

 

Considera-se a telefonia IP a utilização do VoIP com outros serviços agregados para a telefonia.

Uso corporativo

Apesar de poucos ambientes de escritório e residências utilizarem uma infra-estrutura puramente de telefonia IP, provedores de telecomunicações usam a tecnologia rotineiramente, geralmente em uma rede IP dedicada para conectar estações e converter sinais de voz em pacotes IP e vice e versa.

 

O resultado é uma rede digital genérica (tráfego de voz e dados) com escalabilidade. O consumidor corporativo usa a telefonia IP para obter as vantagens da abstração da informação na rede. Com o VoIP é necessário somente fornecer uma conexão de dados e mais banda de rede. Não sendo necessário distribuir uma rede específica para a telefonia no ambiente de trabalho. Empresas maiores também fazem uso de gateways para as redes tradicionais, reduzindo custos de mão de obra externa o serviço. Seu uso é ainda mais visível quando uma empresa necessita comunicar dois sítios distantes a nível internacional.

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Entenda melhor nosso produto

Sistema de PABX que vai além das funcionalidades de um PABX convencional, sendo possível utilizar todas as suas linhas por telefones IP ou ATAs (adaptadores para telefonia IP). Ainda, é possível utilizar operadoras VoIP e convencionais separadas ou em conjunto.

Baseado em tecnologias abertas e protocolos de comunicação que são padrões de mercado, este sistema entrega tudo o que você necessita em um sistema de telefonia.

Vantagens

Confira as principais vantagens ao utilizar ideaFisk

  • Redução do custo de ligação (DDD eDDI)

Uma solução PABX IP diminui o custo das ligações de longa distância para telefones fixos ou celulares, utilizando-se de provedores ITSPs (Provedores de Serviços de Telefonia IP), pois o custo dessas ligações são bem menores por utilizar a Internet como meio de transmissão, além da possibilidade de programar o PABX IP para utilizar sempre a rota de menor custo.

  • Plano de numeração unificado para toda a empresa

É possível criar um plano unificado de numeração para todos os ramais VoIP e também para os ramais analógicos do PABX, mesmo que estejam localizados em outras cidades ou países.

  • Aumento de produtividade

Vendedores, executivos em viagem e profissionais podem acessar todos os recursos do sistema de telefonia de qualquer local da Internet, aumentando o tempo que estão "conectados" na empresa. O PABX IP oferece também integração das mensagens de voz com o e-mail, podendo ser gerenciado através do Outlook ou a partir de um navegador qualquer. A implementação do siga-me é muito mais eficiente, o que permite você localizar a pessoa, e não o telefone. A empresa será muito mais eficiente através da integração geográfica dispersa em várias localidades.

  • Redução do custo de operação da rede

A solução de convergência facilita a administração e operação da rede, por se tratar de apenas uma única rede para dados e telefonia. Qualquer modificação ou problema na rede pode ser diagnosticado em tempo real através de ferramentas de gerenciamento, tanto para a telefonia como para a rede de dados. Adicionar ou mover um telefone IP basta apenas ter um ponto de rede.

  • Integração da Empresa

Utilizando a telefonia IP é possível interligar todos os sites da empresa num único sistema de comunicação, utilizando links dedicados ou a própria Internet e todas as ligações realizadas entre os sites são gratuitas.

  • Escalabilidade

Funcionalidades de Plug-and-Play e uma arquitetura baseado em padrões abertos permitem que expansões e novas aplicações sejam facilmente implementadas e integradas.

  • Baseado em padrões abertos

Com uma solução PABX IP você não ficará preso apenas a um determinado fabricante, pois esta tecnologia é baseada em padrões abertos, sendo possível a comunicação entre diferentes fabricantes e ocasionando uma diminuição nos custos por causa da concorrência.

  • Acesso através da Web

Através de qualquer navegador Web, usuários do sistema podem administrar, configurar, acessar o correio de voz ou qualquer outra aplicação a partir de qualquer ponto da Intranet ou Internet, sem a necessidade de instalar algum software ou baixar plug-ins.

  • Expansão das aplicações de voz

O grande benefício da telefonia IP é a possibilidade de implementar novas aplicações de convergência entre voz e dados. Por exemplo, na ausência da pessoa uma ligação pode ser encaminhada para o correio de voz e a mensagem gravada poderia ser encaminhada via e-mail e disparar uma mensagem SMS. Outra possibilidade seria redirecionar a ligação para o celular ou para uma outra localidade após determinado horário ou nos finais de semana.

Comparativo

Veja as principais diferenças entre o PABX comum e o baseado em IP

PABX ANALÓGICO PABX IP
Tipo Comutação de Circuitos Comutação de Pacotes
Arquitetura Centralizada Distribuída
Topologia Estrela Espinha Dorsal (Backbone)
Instalação elétrica (wiring) Cada ponto (ramal) necessita de um par de fios Cada ponto (ramal) pode ser qualquer nó da rede TCP/IP
Capacidade (ramais) Limitado (dependente do hardware) Ilimitado (dependente apenas da largura de banda)
Escalabilidade Complexo (dependente do hardware) Fácil (basta adicionar outros servidores)
Convergência Voz e dados são duas redes isoladas Voz e dados convergem em uma única rede
Conectividade com a Internet Inexistente Total, utilizando o mesmo protocolo
Flexibilidade Pouca. Adicionar ou mover uma extensão requer mudança física Grande. Uma extensão funciona em qualquer nó da rede TCP/IP, inclusive Internet
Limitação (aplicação) Limitado aos recursos tradicionais de voz Aplicações baseadas em software
Novas aplicações Necessita de interfaces ou placas adicionais Uma aplicação nova é fácil de ser implementada, podendo ser somente um software
Redundância / Backup Não existe. Outro PABX deve ser configurado como backup Outros servidores podem ser configurados como backup. É possível ter rotinas de backup no PABX principal
Configuração do sistema Complicada Simples e normalmente baseado em interface Web
Interligação Não suporta interligação com outros PABX's É fácil interligar diversos PABX'x através de VPN/WAN ou pela Internet
Integração com PC's Não existe OS PC's e telefones são interligados em uma única rede

 

Recursos

O que é possível fazer?

  • Correio de Voz:
    • Senha de Acesso;
    • Envio de Email com a mensagem de voz anexada;
    • Encaminhamento de mensagens para outras contas;
    • Informa mensagens em displays de telefones IP;
  • Unidade de Resposta Audível (URA);
  • Espera Telefônica;
  • Identificador de Chamadas;
  • Transferência de Ligações;
  • Música de transferência em mp3;
  • Espera de Chamada;
  • Função Não Perturbe;
  • Ramal interno ou remoto via Internet;
  • Controle e detalhamento de ligações;
  • Conferência:
    • Salas ilimitadas;
    • Senha de Acesso;
  • Fax:
    • Recebimento de FAX;
    • Encaminhamento do FAX recebido digitalizado para o email do destinatário;
    • Envio de FAX a partir de qualquer documento eletrônico (DOC, PDF, etc);

Tecnologia

Confira as características técnicas

  • Permite integrações de ramais entre empresas em diversas localidades sem custos adicionais;
  • Pode ser utilizado com conexões ADSL, Cable-Modem, Rádio, etc;
  • Compatível com os protocolos:
    • Session Initiation Protocol (SIP);
    • Protocolos PRI para linhas E1/T1;
    • IP Softphones: SIP, GSM;
    • Inter-Asterisk Exchange (IAX);
  • Conectividade com a rede telefônica (PSTN);
  • Compatível com os principais codec's de áudio como como:
    • GSM;
    • G.729;
    • G.723.1;
    • Linear;
    • G.711 Mu-Law;
    • G.711 A-Law;
    • GILBC;
    • LPC-10;

 

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